Calvície: Trate-a e seja você mesmo

O aumento da queda de cabelo tem deixado a confiança de muitas pessoas “por um fio”. Por isso, coletamos os sintomas, causas, tratamento e depoimentos contra a calvície.

Sintomas da calvície:

Os maiores sintomas da calvície são:

  • Piora gradual da queda de cabelo
  • Cabelo mais fino, curto ou ralo
  • Falhas perto da testa
  • Perda gradual nas entradas, fazendo um formato de “M”
  • Cabelo mais fino ou perda total no pico da cabeça, fazendo uma coroa
  • Obesidade

Lembre-se que a queda de cabelo é progressiva. Assim, tendo potencial de perda total em homens.

Causas da calvície

Predisposição genética

A principal causa da calvície está relacionada à predisposição genética. Isso ocorre devido a um gene recessivo no cromossomo X que pode ser transmitido pelos pais. Como resultado, se um homem herdar o cromossomo com este gene, ele será calvo.

Hormônios masculinos

Uma resposta excessiva à produção de testosterona, especialmente dihidrotestosterona (DHT), no organismo, pode causar queda de cabelo. Isso ativa os receptores de andrógenos, diminuindo a fase de crescimento capilar, o que resulta em folículos curtos e finos.

Deficiência de vitaminas

A ausência de vitaminas, minerais e proteínas, como a vitamina D, vitamina B12, ferro e zinco, pode levar à perda de cabelo. Estas vitaminas e minerais ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

Confirme o diagnóstico

O diagnóstico da calvície é feito geralmente por meio de uma combinação de avaliações clínicas e, em determinados casos, exames complementares, como tricoscopia, exames de sangue e biópsia do couro cabeludo.

 

O diagnóstico correto é fundamental para determinar o tratamento mais adequado e eficiente. Caso você suspeite que esteja desenvolvendo calvície, procure o dermatologista ou especialista mais próximo para uma análise mais detalhada.

Prevenção para queda de cabelo

Higienize o couro cabeludo

Lavar o cabelo e o couro cabeludo com shampoo e condicionador adequados para as suas necessidades, como oleosidade e dermatite seborreica (caspa), ajuda a conter a progressão da calvície. Caso o problema persistir, busque um profissional.

Mantenha uma alimentação equilibrada

A formação e a manutenção de um cabelo sadio dependem do fornecimento de substâncias essenciais para o desenvolvimento dos fios. Portanto, uma dieta rica em nutrientes fundamentais, como vitaminas, minerais e proteínas, ajuda a manter o cabelo saudável.

Livre-se do estresse

O estresse compõe a lista dos fatores que mais favorecem a perda de cabelo em quantidade acima da normalidade. Dessa forma, considere diminuir a quantidade dessa reação do organismo na sua vida buscando possíveis mudanças na sua rotina, como a prática de meditação e yoga.

Pratique exercícios constantemente

O cortisol, hormônio do estresse, proporciona um aumento na queda de cabelo. A prática de exercícios auxilia na diminuição do cortisol. Por isso, a redução desse hormônio no organismo é primordial para preservar os fios. 

 

Além disso, a movimentação do corpo facilita a circulação sanguínea. Como resultado, os nutrientes presentes nos vasos sanguíneos se encaminham mais facilmente para todas as áreas do corpo, incluindo o couro cabeludo.

Evite hábitos prejudiciais

O consumo excessivo de álcool afeta a capacidade do organismo de absorver e distribuir os nutrientes para os fios. O uso de cigarro diminui a circulação sanguínea do couro cabeludo, impedindo que as substâncias nutritivas cheguem à raíz

 

Prender o cabelo molhado com frequência pode ser prejudicial, já que pode levar à proliferação de fungos no couro cabeludo, além de caspa, que enfraquece os fios na raiz e pode levar à queda.

Consulte um profissional regularmente

Saiba se você está ou não com algum tipo de problema capilar. Consulte um dermatologista ou especialista. Busque um experiente com conhecimento em patologias do couro cabeludo. O diagnóstico sobre suas causas de queda de cabelo será dado por ele, que indicará o tratamento específico para a sua necessidade.

Medicamentos eficazes contra a calvície

Minoxidil

O minoxidil dilata os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo, o que estimula o nascimento e prolonga o período de crescimento do cabelo. Pode ser encontrado em versão tópica ou oral. 

 

O minoxidil pode ceder evoluções consideráveis, entretanto, seu uso precisa ser progressivo e íntegro a uma rotina de cuidados, porque pode gerar o desenvolvimento de pelos em outras áreas do corpo. Se o tratamento for interrompido, há chances reais da retomada de perda de cabelo, assim como anteriormente.

Finasterida

A finasterida age inibindo uma série de enzimas chamadas 5-alfa-redutase, impossibilitando o corpo de transformar a testosterona em DHT, um hormônio que leva ao crescimento da próstata e também à calvície.

 

Por também ser um medicamento para tratar problemas na próstata, a finasterida possui efeitos colaterais, como diminuição da libido, dor e/ou aumento das mamas em mulheres, cefaleias e, em casos mais raros, disfunção sexual, como disfunção erétil, distúrbios na ejaculação e infertilidade masculina.

Cetoconazol

O cetoconazol é um antifúngico indicado para o tratamento do couro cabeludo, melhorando descamações e dermatites, que podem ocasionar a queda do cabelo

 

Possui versões comprimido e creme. Suas reações mais comuns do cetoconazol comprimido são: dor abdominal, náusea, diarreia, dor de cabeça e função do fígado anormal. Já para o cetoconazol creme, são: sensação de queimadura, coceira e vermelhidão na região onde foi aplicado o creme.

Alfaestradiol

O alfaestradiol ajuda a combater a calvície agindo na raiz do folículo piloso, também inibindo a ação da enzima 5-alfa-redutase.

Dispõe de efeitos como queimação, coceira ou vermelhidão do couro cabeludo. O couro cabeludo também pode ficar mais oleoso ou seco.

Espironolactona

A espironolactona reduz os níveis de dihidrotestosterona (DHT), que pode causar a diminuição dos pelos. A espironolactona também bloqueia a recepção da testosterona, controlando a ação do DHT nos fios de cabelo.

As sensações mais comuns do uso da espironolactona são: tontura, enjoo, coceira na pele, câimbras, dor nas mamas (ginecomastia) e menstruação irregular em mulheres e cansaço.

Tratamento para calvície: Antes e depois

Depoimento do Gadiel após o tratamento da calvície

Gadiel anteriormente ao tratamento da calvície Gadiel posteriormente

Super indico, recomendei a muitos amigos que compraram também! 

Resolvi experimentar, fiz a compra pelo site em Fevereiro/2021. Hoje, Maio/2021 já é possível ver o resultado incrível.

Depoimento do Henrique após o tratamento da calvície

Henrique anteriormente ao tratamento da calvície Henrique posteriormente ao tratamento

Eu tô aqui de prova, realmente em mim funcionou! 

Já estou no 3° mês e melhorou uns 80%. Eu tô aqui de prova, realmente em mim funcionou!

Depoimento do Rafael após o tratamento da calvície

Rafael anteriormente ao tratamento da calvície Rafael posteriormente ao tratamento

Gostei muito da experiência com vocês!

Meu problema já foi resolvido praticamente, agora é só manter.

Depoimento do Marco após tratamento da calvície

Marco anteriormente ao tratamento da calvície Marco posteriormente ao tratamento

Adorei o produto e realmente está funcionando!

Já estou aguardando chegar mais para dar continuidade. Adorei o produto e realmente está funcionando!

Depoimentos recebidos pelo site da empresa Manual.